sábado, 7 de abril de 2012

Las Leñas.






Chegada a Las Leñas, com a visão dos meios de elevação Caris ( esquerda) e Apolo (direita).

Detalhe das pistas Apolo e Minerva.



Las Leñas é o centro de esquí mais próximo de Buenos Ayres ( 1.162 Km), bem como é aquele que apresenta as pistas mais longas e radicais, e os mais assustadores trajetos " fora de pista".

Além disso, possui um "snow park", com corrimão,  rampas e outros obstáculos.

Acesso aos meios de elevação Venus, Netuno e Marte, que levam ao topo da montanha, através de seu extenso vale.

Neste Centro o acesso à montanha só é permitido a esquiadores ou snowboarders, sendo vedados os passeios de turistas na área esquiável.

Vista do Hotel Virgo, a partir do Parador Las Rosas.

Este é o destino latino para quem quer praticar esquí e snowboard a nível avançado ou extremo.

Paisagem do caminho ao Vale de Las Leñas.

O trajeto de carro, a partir de Buenos Aires percorre 1.300 quilômetros, em sua maioria pela ruta 7, que é uma reta com poucas e pequenas cidades, a maioria sem hotéis, separadas por grandes distâncias de estrada.

Até General Alvear a viagem é monótona ,e a partir daí o ascenso ao Vale de Las Leñas, situado a pouco mais de 2000 metros de altura, é pouco sentido, devido à variação da paisagem.

Entre General Alvear, onde é possível alugar apartamentos em Las Leñas a melhores preços ( o que pode ser conseguido também através dos anúncios classificados dos jornais) e El Sosneado, predominam as videiras , oliveiras, sítios  e vinícolas, sendo que existe um caminho alternativo de chão batido em boas condiçõs, que passa pelo Canion del Atuel, uma das maravilhas naturais argentinas.

Não deixe de conhecer a Laguna de La Niña Encantada e o Pozo de Las Animas, próximos a Los Molles.


Para quem vem direto do Brasil, sem passar por Buenos Aires, a partir de Concórdia ( fronteira entre Uruguai e Argentina) , são 1.162 quilômetros até Las Leñas, passando por cidades bem maiores e melhores, como Paraná, Santa fé ( com um bom Shopping junto ao caminho), Villa Maria, Rio Cuarto, Villa Mercedes, San Luiz e San Rafael.


Vale lembrar que esta é praticamente a mesma distância para se chegar até as Estações de Esquí de Los Penitentes, Valecitos e Portillo ( Chile), situadas porém em maiores altitudes, às quais se chega de carro a partir da cidade argentina de Mendoza.

Para informações sobre preços, mapas e estado de pistas, acesse: www.laslenas.com

2 comentários:

  1. Oh, tanta neve. Que espetáculo! Como eu me divertiria nesse sítio.

    ResponderExcluir
  2. Há exatos 50 anos, aconteceu o 1o.Rally Internacional da FIA, na América do Sul, com trajeto de São Paulo a Las Lenhas, na Argentina, passando em Rio de Janeiro, Porto Alegre, Punta del Este, Montevideu, Buenos Aires e a grande reta até Las Lenhas. Além de aventura, é uma bela viagem, que pretendo repetir, montando um carro especialmente para essa jornada, em 2020. E esse post me fez voltar no tempo. Que bela lembrança. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir