quarta-feira, 21 de março de 2012

Ruta 40.


Argentina de carro. Ruta 40. Trecho entre El Sosneado e o acesso para Los Molles e Las Leñas.

A mais longa estrada argentina, com seus 5.200 quilômetros que unem os glaciares do extremo sul, à aridez dos planaltos " norteños",  passando por incontáveis montanhas, vulcões, lagos, "pueblos" e cidades com suas peculiares  culturas, se tornou a estrada mítica da América Latina.



Quem se desloca pela a região montanhosa da província de Mendoza, entre a sua capital homônima, San Rafael , e Malargue, cidade mais próxima à estação de esquí de Las Leñas, tem a oportunidade de dirigir através da Ruta 40, e fazer parte da história deste incrível caminho.



Para quem sai de Mendoza, são 123 quilômetros de asfalto, até pouco mais além de Pareditas, e depois mais uns 140 quilômetros de estrada de chão ( em médias condições), podendo tal trecho ser feito por asfalto através da Ruta 143 ( asfaltada) até San Rafael, seguindo daí para El Sosneado, em cujo Posto de Gasolina é vendido um excelente sanduíche de presunto crú com o especial azeite de oliva da região.

Salar à esquerda, e montanhas à direita.

Para quem sai de General Alvear ( de Buenos Ayres pela Ruta 188) , toma-se a Ruta 40, após San Rafael, também em direção a El Sosneado.

Assim como Mendoza em relação a Penitentes, Vallecitos, Aconcágua e etc.,  cidade de General Alvear é um ótimo ponto de preparação para esquiar em Las Leñas, para quem vem de Buenos Ayres. Para os procedentes de Mendoza, a melhor cidade é San Rafael, um dos centros da vinicultura.

  Vista a partir da Ruta 40.

Com bons preços, tanto de hospedagem, como de alimentação e aluguel de equipamentos para a montanha, esta pequena e simpática cidade, possui um bom comércio. Aproveite e compre algumas garrafas de vinho nas vinícolas do caminho, como a Goyenechea.

 Las Leñas, apenas um dos muitos prêmios deste caminho.

Nas duas oportunidades que tivemos, dormimos tanto na ida quanto na volta em General Alvear, nos Aparts Ruca Sky, aonde tam bém alugamos equipamento, e contamos com as boas informações de seus prestativos proprietários.

Melhor parte da viagem em família: A família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário